quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Não há príncipes encantados...

Houve um dia em que percebi que não há príncipes encantados...

Desilusão atrás de desilusão vão-se aprendendo umas coisas!
Lição nº 1: Nunca ter nada como garantido!
Lição nº 2: Nunca deixar de fazer nada que nos dá prazer pela (suposta) cara-metade!
Lição nº 3: Nunca esquecer os amigos, porque são eles que ficam quando o sonho se transforma em pesadelo.
Lição nº 4: Mais vale passar pouco tempo de qualidade que muito entediante.
Lição nº 5: Não nos enganar-mos a nós próprios: estamos com quem queremos estar porque não vale a pena fazer fretes por ninguém!
Lição nº 6: Depois da tempestade vem a bonança!

Depois destes e outros ensinamentos que a vida se encarregou de me dar, fica o gosto amargo de ter visto desabar o conto de fadas mesmo em frente dos meus olhos! Quer então dizer que não existe uma alma gémea para cada um de nós? Que não estamos predestinados a uma determinada pessoa? Que não há príncipes encantados???

Agora sou uma suricata diferente: sonho menos... porque afinal de contas, não vale a pena sonhar! Vou vivendo um dia depois do outro, sem grandes planos ou expectativas. No fundo, apenas aprendi a ver as coisas de outra forma, para não me magoar talvez... Aprendi a ser feliz de outra maneira: aprecio o imediato porque não conheço o amanhã.

Sou sincera comigo e com os outros, porque só faço o que quero e o que gosto! Assim não corro nunca o risco de alguma vez pensar que perdi tempo com alguém...ou que fiz alguém perder tempo! Vivo tranquila e feliz vendo os príncipes transformarem-se em sapos uma vez por outra... faz parte! Quem sabe um dia volte a acreditar em contos de fadas...






6 comentários:

Anónimo disse...

Mas que texto mais triste! Roubará um bocadinho de esperança a cada um que o leia, cada vez que o leia.

Falas dum ideal com a raiva condescendente de quem acredita que ele lhe é devido... e sofres a desilução de ainda não o ter atingido.

Uma abordagem diferente seria tentar perceber porque é que os tais sapos DESISTEM do seu feitiço de príncipe mesmo sabendo das suas consequências e implicações... e, "when the time comes"/"when the true prince comes" não cometer os mesmos erros e mantê-lo encantado para sempre.

Os méritos de generalizar esta abordagem estão em que ajudariam pessoas como Eu que não se conseguem encantar com ninguém.

Está triste... Mas está muito bonito!

ass: PT

Anónimo disse...

Vale a pena sonhar mas não se pode viver do sonho. Nunca deixes de sonhar, porque a realidade é feita de pequenos sonhos que vamos realizando, e tu sabes disso porque és uma sonhadora por natureza e por isso consegues ser a pessoa que és. Se o sonho que tiveste construiu algo que agora se partiu, significa que acordaste. Logo voltarás a adormecer e ter um sonho que te levará numa outra aventura.É amargo ter de acordar depois de uma boa noite de sono, levantarmo-nos da cama quentinha para ir para a chuva, mas é sinal de que temos outras coisas para fazer, que estamos vivos, que estamos prontos para novas experiências, que somos precisos e temos um destino que é nosso e nos tenta levar até aquilo que guardou para nós. Os sonhos são apenas pistas para o destino que nos está reservado. Por vezes é preciso ter paciência e deixar, sem medo, sem rancor, com coragem e expectativa, o destino aparecer e mostrar o bom que tem para nos dar ainda. Como disseste: depois da tempestade vem a bonança, como todos dizem. A vida é isto, e se não fosse passaríamos a vida a dormir acordados. Terás o teu príncipe, voltarás a encantar e ser encantada. Não existem caras-metade, mas podes dar a coroa a quem quiseres, e tornares-te a princesa que nasceste para ser. Uma mensagem em bom estilo foleiro, mas não gosto de ver uma amiga feiticeira a voltar o feitiço contra ela quando o poder está todo contigo, sempre esteve e sempre estará. As lições que tiraste são boas porque tens de viver primeiro que tudo para ti mesma. Os amigos são importantes porque estão lá para provarem aquilo que és, para te darem apoio, para te relembrarem da tua força.Os momentos são para ser vividos hoje, os de amanhã ficam para amanhã. Não existem planos infalíveis, mas não deixa de ser bom fazermos planos de apoio (os tais sonhos em que deixaste de acreditar). Um plano tem de ter sempre uma saída de emergência, e tu estás nas escadas para sair porta fora de um plano que correu menos bem. Guarda tudo o que correu bem contigo, sente-te bem por aquilo que conseguiste. Passa pela cabeça: mas que raio de missão foi esta que ficou meio cumprida? o que é que correu mal? o que é que podia ter feito para ser de outra maneira? o que é que aconteceu? Tranquiliza, terás missões mais importantes pela frente, missões que ainda não te foram entregues mas em breve saberás de que se tratam. Mereces ser feliz e é bom que acredites que o és e sempre serás, mesmo quando achas que podias estar mais feliz do que estás. É quando se cai que sabe melhor voltar a estar de pé, e tu já estás levantada: aproveita a tua vida, não deixes que ela se aproveite de ti. E chega de discurso idealista e repetitivo. Love you very much.
Mariana

Anónimo disse...

NÃO HA PRINCIPES ENCANTADOS????

Houve um dia que percebeste erradamente que não ha principes encatados....

Desilusão atras de desilusão fos-te aprendendo umas coisas.

Lição nº1: Nunca ter nada como garantido...isso penso que ja deverias saber desde tenra idade. desde o momento em que pela primeira vez a tua melhor amiga pegou na tua Barbie preferida ( partindo do principio que tinhas ) e que a sucapa a levou para casa apropriando-se dela. Mas nunca é tarde demais para aprender.
Lição nº2: Não é suposto termos prazer quando fazemos algo pela nossa cara metade??? Sinceramente não apanhei.
Lição nº3: Sim Concordo perfeitamente..amigos são amigos e esses ficam sempre ( os verdadeiros amigos ) e penso que mesmo esquecendo-os quando as coisas vão menos bem eles fazem questão de mostrar que estão ai para o que der e vier.
Lição nº4: porque não arranjar um emio termo???
Lição nº5: Quando se gosta não se fazem Fretes...ou estarei enganado??
Lição nº6:Ha que pensar que quando estamos mal ha sempre algo que pode piorar....por vezes a Bonança é a propria situação que vivemos de momento...e pensamos tanto no que estamos a passar esquecendo o que de positivo pode dai advir...ha sempre uma razão para as coisas acontecerem..nem que seja para não voltarmos a cometer o mesmo erro.

É pena que esses ensinamentos tenham vindo tarde mas se o conto de fadas desabou talvez não fosse um verdadeiro conto de fadas..pelo menos para ambos..certo??
Alma Gémea?? existe sim desde que abras os olhos....mas ja vi que não tens andado com eles bem abertos.

Quem não sonha ( desculpa a expressão ) são os animais. Que vivem dia a dia. Mas como seres racionais que somos devemos sonhar para que nos sintamos realizados quando os alcançamos.

Tens que ser sempre sincera concordo perfeitamente...Se vives tranquila e serena???

Sinceramente acho que entraste no ciclo vicioso da acomodação tal com 80% dos mortais...


Espero que náo te tenha ferido em nada pelo que escrevi..mas tal como tu sou sincero e acima de tudo directo

beijos...

Diz alguma coisa

desapareceste do hi5???

Jhenriquemendes

Anónimo disse...

Passei aqui por acaso, e pouco tenho para deixar… mas deixo…
Um segredo para uma vida maravilhosa está em saber retirar do que vivemos o que realmente é importante… e esquecer tudo o resto. O passado funciona como um cadeado que nos prende a uma peso, grande ou pequeno, não importa, mas um peso que nos atrasa no nosso caminho, que nos faz tropeçar. O passado não existe. Deixar de sonhar, ou sonhar menos não é solução, o sonho, seja ele qual for, é no mínimo tão real como o passado, na pior das hipóteses nunca existirá!!! Mas pode sempre ser o motor que nos eleva e nos faz olhar este admirável mundo com um sorriso como o teu…

Anónimo disse...

Experiência não é o que nos aconteceu; mas sim o que fazemos com o que nos aconteceu...

dreamer disse...

Sabes que eu sempre te imaginei uma pessoa alegre, viva, com uma pitada de loucura, mas sã... e é giro quando lemos estes posts mais tristes, sensíveis e com um pouco de desilusão, deixa-nos a pensar... deixa-nos a pensar que todos nós usamos máscaras, as quais só não são vistas por aqueles que realmente nos conhecem, que são os nossos amigos, os mais chegados, em que reparam logo que algo de errado se passa conosco!!!

Sei que o post já foi inserido há uns meses... mas tenho lido os teus posts por ordem inversa de data... e agora barrei com este!!!

Digo-te que eu passei por muito... por muita coisa, mas há algo que eu não faço, mesmo quando sei à partida que poderei saír magoado, que é esconder os meus sentimentos... porque acho que uma relação séria só faz sentido e só é verdadeira quandos os dois se entregam totalmente um ao outro... e aí sei que é uma relação de paixão... e eu cumpro a minha parte... ou faço por isso!!!

;) Bjinhos!!!