terça-feira, 4 de outubro de 2005



Algures numa nuvem de suricata porque a suricata é de nuvens!

Posso dizer que nos 365 dias do ano 85% do tempo estou bem disposta, 10% do tempo levo o SPM a sério e reservo 5% para quando, sem motivo aparente, ninguém me consegue aturar. O saldo acaba por ser positivo... O que é certo é que dentro desses 85 em 100 vou vagueando de nuvem em nuvem, aérea ao ponto de proferir pérolas como: o mar está tão verde... Gosto de apreciar as pequenas coisas, ter atenção aos pormenores e por vezes excedo-me. Mas atenção! Não fossem os meus companheiros de viagem terem desatado à gargalhada eu teria achado que a meu desabafo acerca da côr do mar era perfeitamente normal, igual a tantos outros que me atravessam a mente. Acho que foi a partir daí que tomei consciência das minhas nuvens. Há um exercício que faço não com tanta regularidade quanto gostaria: fico em silêncio e tento decifrar todos os sons que ouço... é espantoso perceber a enormidade de coisas que usualmente nos passam ao lado.

Últimamente, de há uns meses para cá, há uma nuvem que insiste em não seguir caminho como as outras. É como uma minúscula manchita de lixívia na nossa camisola preferida: quase não se repara nela mas por estar sempre lá começa a fazer mossa. A questão é a seguinte: "solo se vive una vez", tal como fizeram questão de nos azucrinar em tempos as azucar moreno. Como tal, pondo de parte as discussões acerca da luz intensa no final do túnel, há que escolher com alguma clareza o que se quer fazer dos escassos anos que por aqui passamos. Se por um lado me sabe bem o conforto que me proporcionam as chapas fruto do meu trabalho, por outro, acredito que poderia ser igualmente feliz se vivesse com a minha cara metade, num sitio paradisiaco qualquer, onde as chapas não valessem tanto. Ele passava o dia a fazer o que mais gosta, estar debaixo de água em odisseias piscatórias e eu, feliz da vida, ocupava o meu dia a fazer artefactos artesanais para vender aos "civilizados sem tempo" que por lá passassem, ou, quem sabe, a dedicar-me a um modesto mas muito acolhedor e colorido bar de praia. Acho difícil libertarmo-nos da correria a que estamos habituados: 7.30h toca o despertador-vestir num ápice (mas o quê??Os 37546 pares de calças parecem já não se adequar...)-trânsito-finalmente estamos em frente do computador-hora de almoço (engolir o prato rapidamente para compensar o atraso matinal)-18/19/20h regresso a casa- mais trânsito-chegar a casa-jantar-tentar ter uns minutos de conversa-dormir, porque amanhã é outro dia...igual! E o fim de semana passa a correr. Mas afinal qual é o encanto de ter sempre um intrumento atado ao pulso ao qual comummente chamamos relágio mas que, quanto a mim, não passa de um robot infernal que insiste em nos enervar e fazer ver que não temos tempo para o mais importante: o que não precisa de chapas para existir... Por outro lado, serei algum dia capaz de deixar tudo isto para trás? Serei capaz de passar sem o dito relógio no tal lugarejo paradisiaco? Esta nuvem não me abandona...

Em breve mais nuvens de Suricata!

13 comentários:

JFFR disse...

Mas ainal de contas que raio de coisa é uma suricata?

Anónimo disse...

A Natureza isto eh, a Natureza não existe (ohhhhhhh)

Anónimo disse...

"Timon" uma das personagens cómicas do filme Disney O Rei Leão é um suricata.

Anónimo disse...

O suricata é um pequeno mamífero da família Herpestidae, nativo do Deserto do Kalahari.

Anónimo disse...

Já não me lembrava que escrevias tão bem...

Também dispenso muito tempo a notar na presença dessa nuvem... não me incomoda, contudo! É linda!Um dia vou ter com ela.

Ps: desculpa assinar assim... foi o que me ocorreu!

Anónimo disse...

Quero desejar a esta "Suricatazinha" muito querida, um Santo Natal e que o Ano de 2006, lhe traga coisas muito, muito boas....., fazendo com que aquele sorriso especial e contagiante a acompanhe todo o ano.
Um grande beijo, desta anónima que tambem é especial....

Viagem na Mayonese disse...

:)

Anónimo disse...

http://plataformadeberna.blogspot.com

Anónimo disse...

Muitos pensam assim. No fim de contas é ter a coragem para dar o passo ao lado e mudar de via. Eu ainda nao tive...

b_bcp disse...

Bem,
Se um dia conseguires seguir esse rumo diz-me.Afinal de contas, a ideia do amor e uma cabana tem algum fundamento.
Como diz o sábio basileu, a vida é feita de escolhas.
Está na hora de mudares de nuvem
Beijos e boa sorte

Anónimo disse...

Sonhar faz parte da natureza humana pelo menos dos minimamente conscientes...sim sonho constantemente com uma vida sem stress e sem preocupações..com tudo o que é supostamente superficial e que encaixamos na nossa vida como se fosse a razão de viver... pagar casa..pagar carro...começar uma maratona infernal de manhã bem cedo que so acaba bem la para o final do dia. Sim chego a meu precioso lar questionando-me frequentemente qual o sentido de todo este arrastão....se sou infeliz com a vida que tenho??? não....se me sinto completamente realizado?? tambem não?? tento acima de tudo pensar que tenho amigos, dinheiro que me permita chegar ao final do mes sem grandes dificuldades e que algures existe muita boa gente que nem para colocar uma mesa de refeição decente tem dinheiro....pois é verdade tudo se resume a dinheiro..infelizmente ou felizmente.....tal como tu.. se pudesse sim partia para um local bem distante sobrevivendo dia a dia com o que a Natureza nos da....mas até para isso ...é necessario dinheiro....sim dinheiro...dinheiro..dinheiro...desta forma deixo-me andar servindo-me de consolo que ha quem esteja bem pior limitando-me a sonhar com alguem que tal como eu um dia tenha a coragem ( é preciso coragem ) para deixar tudo e ....partir....utópico??? não acredito, apenas arrojado...beijos..joão Mendes

Anónimo disse...

Tenho uma nuvemzinha igual a tua so me falta um pouco de coragem e e uma cara metade com vontade de deixar tudo para tras.
Duas pessoas tem muito mais força...

dreamer disse...

LOL

Depois de todos os comentários que li e depois do teu texto, só te tenho a dizer... eu adorava que o dia tivesse 40 horas e não as 24 para poder passar o dia menos a correr... ou para poder fazer mais coisas ainda!!! É verdade que fazemos tudo à pressa, os dias passam a correr e o fim de semana nem vê-lo, mas acho que um mês no paraíso é bom... mas uma vida inteira?! A pesca até é uma coisa gira e ver-te a fazer objectos artesanais até me parece bem ;) mas tomar conta do bar faria voltar ao mesmo, cumprir horários... etc, tudo porque nós somos ambiciosos... e queremos sempre mais, e fazer tudo, e fazer mais ainda... e por isso nunca há tempo... excepto nas férias!!! E aí sim... ir para Bora Bora e estar no bar... mas não a trabalhar!!! ;)

LOL

Bjinhos!!!